quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

LOSAR – ANO NOVO TIBETANO 2136 - Ano do Búfalo de Terra


LOSAR – ANO NOVO TIBETANO
2136 - Ano do Búfalo (também é conhecido como boi) de Terra

Representa a prosperidade, paciência e muita vontade de trabalhar.
Bom ano para concretizar projetos assumir responsabilidades.


Losar é a denominação da comemoração do Ano Novo celebrada por todos os praticantes do budismo tibetano. No Tibete, utiliza-se o calendário lunar, ao contrário do Ocidente, que segue o calendário solar.

Por isso, o Ano Novo Tibetano cai sempre num dia diferente a cada ano. O ano novo tibetano começa no dia após a lua nova de fevereiro; esse ano a lua nova é no dia 24, é, portanto no dia
25 de fevereiro que começará o ano 2136, ano do Búfalo de Terra.
Na tradição tibetana, a passagem do ano lunar é um momento muito especial que sinaliza o início de um novo ciclo, envolvendo uma série de preparações e rituais.

Assim, para os praticantes do budismo tibetano, o LOSAR é uma ocasião muito auspiciosa, para dissipar as dificuldades e os obstáculos que possam ter surgido durante o ano decorrido e criar condições mais propícias para o ano que vai começar.
É uma época extremamente propícia para a prática, havendo o costume de se realizar visitas a templos e monastérios, aonde são feitas orações e oferendas para os seres de todos os reinos da existência cíclica. As oferendas sejam elas de preces, de luzes (lamparinas), incensos, flores ou doações, visam promover, no praticante, o despertar da compaixão e da generosidade, bem como, a eliminação de obstáculos para todos os seres (para si próprio, para familiares, para pessoas falecidas, etc). O ato de se oferecer algo promove também à acumulação de muito mérito. Durante estes dias, acredita-se que os efeitos das ações positivas e negativas são multiplicados por 100 milhões de vezes. Portanto, a prática de ações virtuosas é fortemente encorajada.
Lembra-se deste dia e faça suas práticas virtuoosas!!!!!!!!
O centro abaixo estrá desenvolvendo várias atividades, há uma grande programação:
Centro De Dharma - Sherab Ling
Dag Shang Kagyu - Vajrayana - Budismo Tibetano
Monja Residente: ANI SHERAB WANG-MO
Local: Rua ENGENHEIRO REBOUÇAS, 1040
Esquina com N.Sra. de Fátima
Bairro. Sta. Paula - São Caetano do Sul
tel:4232-5630

Nenhum comentário: